A Arte e Eu
A arte, na minha vida, tem sua origem na fascinação que a imagem exerce sobre mim. O foco na imagem surge na minha infância, em consequência das fotografias produzidas por meu pai, ─ fotógrafo profissional ─ e do cinema que ele instalou num dos cômodos da casa, como expressão da admiração que ele tinha pela imagem em movimento. Ambos fizeram parte da minha história, enriquecendo minhas experiências dentro do mundo das imagens, até os dez anos de idade. Minha infância, então, combinava a vida com as imagens, e essas se misturavam às leituras das histórias em quadrinhos, aos livros de contos maravilhosos, aos acontecimentos culturais da cidade, e às figuras em movimento do cinema, invadindo os encontros da família. Então, o desenho foi minha primeira forma de expressão.
Assim que conclui o ensino médio, fui estudar nos USA, mais especificamente, em San Diego, Califórnia, onde fiz o College, com predominância em fotografia e História da Arte. Na Universidade de San Diego, fiz aulas de desenho de observação. Fiz dois anos na Escola de Belas Artes/ UFMG e um Curso de Extensão em Estilismo e Modelagem do Vestuário, também na EBA/UFMG; Licenciatura em Desenho e Plástica, na Escola de Design/UEMG. Complementando esse curso, fiz a especialização em Informática em Educação, UFLA/MG, cujo título do trabalho final foi “Elementos da Linguagem visual através da informática”. E fiz também um Mestrado em Educação, finalizado com a dissertação: “Pensar e Desenhar: a expressão da criança através do desenho”.
Profissionalmente, meus conhecimentos na área de arte me permitiram ministrar aulas de desenho e arte-final, na UTRAMIG; organizar o setor de Áudio Visual do SENAC-MG, e trabalhar nas áreas de fotografia, produção de material didático e de divulgação institucional do SENAC, criando peças publicitárias. Como professora de arte lecionei em escolas municipais e estaduais, para classes dos ensinos fundamental e médio, e fiz palestras para professores de instituições de ensino médio e superior. Criei desenhos na área de moda ― roupa, acessórios e desenho de joias ― que atenderam às solicitações de clientes individuais e pequenas empresas do setor.
Minha primeira participação em salões de arte ocorreu em 1976, no 4º Salão Global de Inverno, quando fiquei em terceiro lugar com a obra FUSÃO, composta de 21 peças, no formato de 18 cm x 18 cm. A obra foi toda criada no laboratório fotográfico em preto e branco, com técnicas variadas. Em algumas peças houve a intervenção de desenho, colagem, e recorte. Daí em diante eu participei de exposições no Museu de Arte da Pampulha, Palácio das Artes, Museu Mineiro, II Bienal das Artes SESC/DF, Centro de Cultura Contagem/MG, Projeto TUDOAVER, Galeria de Arte PIC Cidade, Espaço Cultural Restaurante Casa dos Contos, Pequena Galeria Teatro da Cidade e See-Me’s Her Story Afterparty, no Jane Hotel, Miami/USA. No período de 1982 até 2010, dediquei-me ao estudo e desenvolvimento de projetos na área de Artes Visuais. Resultados dessa pesquisa estão presentes em minhas exposições individuais e coletivas recentes, no Brasil e no exterior.